a primeira postagem é: Analise Alternativa!!
Pra quem me conhece sabe muito bem que eu costumo a "vislumbrar" os mais "criativos" pontos de vista de certas, musicas, filmes e outros...
Bom... agora a primeira vitima... é (desculpem a todos que gostam dessa musica) a nova imposição da Jovem Pan: Pitty - Me adora.
Para quem não conhece a musica, aqui esta
ok ok
Depois de ouvir a musica (para quem não conhece, coisa que é complicado devido a essa "coisa" tocar o dia todo na radio e acabar por enjoar qualquer um que tenha o minimo de cerebro), vamos finalmente a analise alternativa.
Aqui vai a letra:
Me Adora
Pitty
Composição: Pitty / Derrick Green / Andreas Kisser
Tantas decepções eu já vivi
Aquela foi de longe a mais cruel
Um silêncio profundo e declarei:
“Só não desonre o meu nome”
Você que nem me ouve até o fim
Injustamente julga por prazer
Cuidado quando for falar de mim
E não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Perceba que não tem como saber
São só os seus palpites na sua mão
Sou mais do que o seu olho pode ver
Então não desonre o meu nome
Não importa se eu não sou o que você quer
Não é minha culpa a sua projeção
Aceito a apatia, se vier
Mas não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Muita gente tem uma visão bem romântica das coisas, principalmente sobre musicas... sei lá... acho que eu devo ser meio retardado nesse aspecto, pois pra mim, depois de ouvir a musica tantas e tantas vezes, ela me soa como algo bem "divino", pois se repararem bem, o tempo todo a "narradora" da musica, a "protagonista" do causo, a 1ª pessoa do singular que vos fala durante a melodia, age como se fosse DEUS.
Sim meus pequeninos e raros leitores... ela fale como se fosse Deus o tempo todo.
Para quem ainda não entendeu... vamos por partes:
1ª Estrofe:
Tantas decepções eu já vivi - Convenhamos que expulsar Adão e Eva do paraíso não estava nos planos de Deus, nem mesmo Cain matar o seu irmão e nem mesmo tantas outras pataquadas que são "fails" bíblicos)
Aquela foi de longe a mais cruel - não sei o que dizer... muitos pensam que Deus é amor, e que o homem é uma raça santa... bobagem... se Deus realmente é algo, com certeza não é amor e quanto ao homem, basta ver as "Fails" biblicas para ver que de amor ninguém é feito. O lance é crueldade mesmo.
Um silêncio profundo e declarei: - Ok ok... aqui quem me explicar que tipo de pessoa se declara vocalmente com uma frase em silencio ganha um doce de abobora. Para mim se é humanamente impossível só mesmo Deus para conseguir esse feito.
“Só não desonre o meu nome” - Legal... além de se declarar operando um milagre (em silencio) ainda vai e declara um dos 10 mandametos... pô só pode ser Deus mesmo.
2ª Estrofe
Você que nem me ouve até o fim - Bom, vamos agora a um outro nivel, imagine Deus tentando falar com um Cético/Ateu?? certamente no meio da conversa o cara desanda... aquilo vai cansar e desanimar ele. Logo Deus vai reclamar (sim aqui ela pensa que é Deus, e não é ele, logo ela reclama).
Injustamente julga por prazer - Opa mandamento denovo??? será mesmo???
Cuidado quando for falar de mim - Ameaça?? quem teria poder de onipresença para poder saber de tudo que se fala??? Deus de novo, e olha que dessa vez "Deus" aqui parece uma pessoa "possessiva". Talvez seja por isso que muita gente pensa que é só uma mulher que foi pisada na musica... mas vejam bem... as partes que mostram que ela pensa que é Deus, aparecem em bem maior quantidade que as que mostram que ela tem o coração partido.
E não desonre o meu nome - Ok ok... todos já ouvimos da primeira vez que você falou o mandamento.
3ª/7ª Estrofe
Será que eu já posso enlouquecer? - Quem aqui leu a biblia pelo menos uma vez sabe que até mesmo Deus as vezes parece um sádico... basta lembrar do antigo testamento e algumas passagens bizonhas (como aquela que Davi capou centenas de homens). Isso sem contar que pelo nome de Deus a igreja fez coisas completamente insanas e assim tivemos a Idade das Trevas.
Ou devo apenas sorrir? - Rir para não chorar? Não sei, mas certamente uma pergunta dessas logo depois de cogitar o fato de enlouquecer... mostra que a risada não será de felicidade.
Não sei mais o que eu tenho que fazer - Pois é, Deus chegou a vir na terra e morrer pra nos salvar, e mesmo assim a raça humana só faz cagada. O que mais ele pode fazer pra ajudar?
Pra você admitir - essa parte tem ligação com o refrão, mas veja bem, aqui o "Deus" parece chateado por ter morrido, salvado todos e ter corrigido vários erros nossos e ainda assim muitos não tem fé alguma nele.
4ª/8ª Estrofe (esse é o refrão também)
Que você me adora - Sim, depois de tudo isso que Deus fez, se você não o adorar você é bem burro, pois Deus pode não ser amor, mas ninguém pode negar a sua compaixão por nós, pois biblicamente as maiores cagadas sempre foram nossas.
Que me acha foda - Bom quem adora, certamente é porque acha Deus um ser "fodão", não só por ter salvo a galera, criado e tals... mas tem que ser bem foda pra agüentar tudo isso e ainda não ter desistido da gente.
Não espere eu ir embora pra perceber - I rapaz... fodeu... pela bíblia a gente se ferra um tempo por que Deus salva quem merece e depois vaza, deixando os tontos para traz, aqui é bem um aviso de que se você for tonto até o fim, você vai se foder.
Que você me adora - Mesmo da primeira frase do refrão, mas aqui veja bem... é algo como um aviso que diz que até no ultimo momento você pode ser salvo.
Que me acha foda - Ah mesma coisa da segunda frase... tipo... cai a ficha e você acha Deus foda, e a ficha pode cair nos 48 do segundo tempo que tá valendo.
Não espere eu ir embora pra perceber - reaviso?? opa será que tem alguem ouvindo ele... nessa frase repetida, pode ser interpretada como uma mulher que fala pelos cotovelos, mas também pode ser visto como um reaviso divino.
5ª Estrofe
Perceba que não tem como saber - opa... mais uma pista de que é Deus quem vos fala... afinal o Mistério dele é indecifrável (hauihauihauihaui).
São só os seus palpites na sua mão - Pastores/padres falando asneiras e lucrando?? interpretações distorcidas do que esta escrito??? Oh céus... é mesmo Deus nos avisando de algo.
Sou mais do que o seu olho pode ver - Se Deus é onipresente e onisciente, certamente você nunca vai poder vê-lo completamente, afinal você precisaria ver o universo todo de uma única só vez, e isso seus olhos não podem ver mesmo, pois é bem mais do que você poderia enxergar.
Então não desonre o meu nome - lol, mais uma frase que nos lembra de um dos 10 Mandamentos.
6ª Estrofe
Não importa se eu não sou o que você quer - haiuahuiahuah bom Judeus existem, assim como seguidores do candomblé, xamanismo, budismo, cientologia... há as mais variadas religiões. Se no fim, o Deus bíblico existir mesmo, ele é uma interpretação dos "escritores" da bíblia, mas não pode se negar que o Deus das outras religião é bem similar ao Deus bíblico, essa frase é uma boa reflexão... pois fala que você deve acreditar em alguma dessas interpretações, pois de alguma forma, mesmo na hora da verdade (leia "morte"/"fim do mundo") Ele não sendo o que você esperava ou queria, Ele ainda existe.
Não é minha culpa a sua projeção - Sim meus caros, não culpe Deus por você ter uma visão distorcida da realidade, pois a verdade só saberemos quando morrermos e usar esse argumento não será valido.
Aceito a apatia, se vier - Você pode até não acreditar Nele e não gostar Dele... Ele não liga pra isso... mas veja bem... Ele até vai te aceitar mesmo se a sua ficha cair em algum momento ou se você viver na ignorância até o fim (por isso a ignorância é uma benção).
Mas não desonre o meu nome - AHUIAHUIAHUAIHAUHAUI Novamente lembrando que se quebrar o mandamento [e pecado mortal letal fatal.
Para mim esta claro que de a musica tem um contexto gospel... não consigo ver muitas outras opções, pois o locutor ser Deus é a interpretação mais provável e deveria ser a mais comum.
Me impressiona que essa musica toque o dia todo na Jovem Pan, se bem que durante os intervalos na Pan tem um slogan bem stiloso com os dizeres: "Jesus is the King", então acho que na verdade tudo esta dentro do mesmo contexto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário