domingo, dezembro 20, 2009

Horda x Alliance (para Brasileiros)


Horda x Alliance (para Brasileiros)
O que nos leva escolher uma facção!


Com esse post gostaria de apresentar alguns números/casos gerais que explicam a "relativa preferencia" dos brasileiros pela Horda, e a visão que muitos tem de nós la fora.

Se alguem ver isso como uma critica, desculpem... mas tomem como critica positiva... já fui dos dois lados (horda e ally) então me desculpem se eu ofendi alguem.




Primeiro aqui vão os números:

Estatísticas de população dos servidores latinos:
Drakkari
Total Characters: 1,376
Total Alliance: 662 - 48%
Total Horde: 714 - 52%
A to H Ratio: 1 : 1.1

Ragnaros
Total Characters: 9,383
Total Alliance: 2,628 - 28%
Total Horde: 6,755 - 72%
A to H Ratio: 1 : 2.6

Quel'Thalas
Total Characters: -
Total Alliance: 3,038 ??%
Total Horde: -
A to H Ratio: -

Estatísticas de população dos servidores onde, popularmente é dito que ha mais brasileiros:

Gurubashi
Total Characters: 15,473
Total Alliance: 8,285 - 54%
Total Horde: 7,188 - 47%
A to H Ratio: 1.2 : 1

Warsong
Total Characters: 22,892
Total Alliance: 6,933 - 30%
Total Horde: 15,959 - 70%
A to H Ratio: 1 : 2.3

Ursin
Total Characters: 11,089
Total Alliance: 4,943 - 45%
Total Horde: 6,146 - 55%
A to H Ratio: 1 : 1.2

De modo geral somando tudo temos:
Total Characters: 63,251
Total Alliance: 18,204 - 28.8%
Total Horde: 45,047 - 71.2%
A to H Ratio: 1 : 2.47
(isso não contando com os jogadores da Horda do servidor Quel'Thalas)

Só por esses números é visível que preferencia nacional pela horda, agora qual o motivo disso???

Acho que isso pode ser analisado de três formas:
  • Tipo do jogador;
  • Conhecimento do jogador enquanto a lore;
  • Experiencia do jogador;

Tipos de jogadores

Ha cinco tipos de jogadores de wow:
  • Os novatos (em todo e qualquer sentido do jogo);
  • Os jogadores PvE;
  • Os jogadores PvP;
  • Os jogadores casuais (ora PvE, ora PvP);
  • Os jogadores RPs (de qualquer tipo);

Os Novatos


Os novatos sempre que começam no WoW, agem como se já conhecessem algo sobre o mesmo, acabam escolhendo a classe pela sua "impressão" das mesmas (ai esta um dos motivos de existirem tantos Warriors ruins), e a facção de acordo ao seu pensamento do momento... algo que normalmente resulta numa experiencia curta dentro do jogo... que normalmente resultam numa troca de classe, facção e até mesmo de desistência no jogo. Esses jogadores acabam por não fazer grande diferença nos números finais, mas certamente tem grande importância na "imagem" do jogo fora do WoW, afinal costumam a ser eles que elogiam ou reclamam do WoW em fóruns de outros jogos.

Agora vendo por fora... como as facções dão divididas em raças e certamente esse jogador não sabe de muita coisa sobre a lore e o jogo em si... certamente eles diriam algo assim: "[i]A Ally tem personagens 'normais' e 'bonzinhos' já a horda tem os 'monstros' e os 'maus'.[/i]"

Portanto pensem bem... se você esta num fórum de outro jogo lendo um post de outro jogo, certamente se mudar de jogo, possivelmente você vai fazer uma das duas coisas: Migrar apenas devido a opinião que leu ou buscar mais informações para quando começar não ser um completo imbecil. Independente do que faça... certamente para mudar de jogo depois de um longo tempo no mesmo, é por um motivo de força maior (e acreditem, 90% dos casos se enquadram no motivo de força maior), pela deficiência da administração com relação ao jogo (demora de patchs, concertos, instabilidade), por banimento ou por brigas com outros jogadores. Sabendo que grande parte dos novos jogadores (migrados) vem com esses motivos, fica bem claro em que facção eles vão ficar, ou escolher, devido a informação que leu no post do fórum do jogo antigo. Eles vão para a Horda, pois pensam que serão os "maus".


Os jogadores PvE

Esse tipo de jogador é aquele que presa muito mais realizações de cunho "cenário/ambiente do jogo" (PvE = Player versus Environment), ou seja, matar bosses, realizar quests, terminar raids e dungeons. Um jogador novato que se informou sobre o jogo, e pretende ser PvE certamente vai pender para o lado da Alliance, pois sendo os "bonzinhos" (impressão externa), em teoria, é mais fácil de conseguir grupos para realizar ações no sentido PvE.

Agora se ele se informou bem mesmo, ele pode pender para qualquer uma das facções. Para a Horda se for puramente para PvE, pois pela lore o continente de Kalindor é pouco explorado, logo os desafios com relação a PvE tendem a serem mais interessantes. Para a Alliance se gostar de jogar na dificuldade "Hard" do jogo, pois é sabido por qualquer um que teve chares nas duas facções que as quests de até lvl 40 da Ally são mais difíceis e/ou complicadas que as da horda, e as recompensam as vezes não tem a mesma "qualidade" ou "efetividade", ou seja se desenvolver pelo lado da ally é mais desafiador.

Do lado da horda, temos quests envolvendo varias dungeons que ficam em mapas da horda mesmo, um exemplo disso é a localização da maioria das instances de lvl 40 ou menor, como "The Barrens" que é um mapa da horda e contem 3 instances. Ou seja pra algum ally fazer alguma dessas instances, ele tem que atravessar um mapa completamente hostil e infestado de inimigos, já para um horda, fazer essas instances é algo simples, pois ali nenhum ally pode ataca-lo sem antes o mesmo partir para cima do ally.


Os jogadores PvP

Esse tipo de jogador é aquele que presa muito mais realizações de cunho "combativo" (PvP = Player versus Player), ou seja, derrotar outros jogadores, invadir capitais, realizar Bgs / Arenas, assegurar domínio de mapas contestados, etc. Um jogador novato que se informou sobre o jogo, e pretende ser PvP certamente vai pender para o lado da Horde, pois sendo os "maus" (impressão externa), em teoria, é mais fácil de derrotar inimigos que não visam enfrentar outros jogadores, ou seja que não dispõe de experiencia no PvP.

Agora se ele se informou bem mesmo, ele pode pender para qualquer uma das facções. Para a Horda se ele pensar mais no sentido de defesa da facção, pois em teoria seus mapas serão constantemente invadidos por players inimigos. Para a Ally se preferirem estarem do lado do "assalto", pois eles deveriam "escoltar" os lows para uparem nos mapas de domínio da horda.

Já para batalhar em Bgs, Arenas e mapas contestados, tanto faz a facção, dai vai da escolha pela raça de preferencia, antigamente (antes do LK) a horda tinham as melhores Raciais para o PvP, hoje em dia as coisas se equilibraram, logo tanto faz o lado de escolha, pois o mais importante é a estrategia escolhida para o combate utilizando a skill racial de cada raça.


Os jogadores casuais

Esse tipo de jogador, é aquele que prefere fazer o que lhe da na telha, quando experientes costumam a serem os jogadores mais completos, pois não fazem feio nem em PvP e nem em PvE (mas ha suas exceções). Raramente um novato que acabou de se informar sobre o jogo, costuma a se decidir antes de jogar por isso, normalmente os novatos tendem a serem mais casuais antes de tomar qualquer decisão, o problema disso é justamente que ao tomar essa decisão eles costumam a ficar na facção inicial, que normalmente é a Horda (segundo o que foi dito acima).

Para os jogadores que se informaram bem, eles provavelmente vão testar os dois lados e escolher um deles juntamente quando escolher que "rumo" tomar (se pvp, pve ou casual). Normalmente estes escolhem um dos lados devido a gostos particulares, facilidade, desafio ou mesmo comodidade. Ter conhecidos em uma facção influencia muito, pois na horda de nivelar, ter amigos ajudam muito e como é NUMERICAMENTE visível onde ha mais jogadores, as chances de um jogador casual se tornar um ally são pequenas se comparadas com as chances dele se tornar um horda.


Os jogadores RPs

Jogadores do tipo RP, são jogadores de um tipo "atípico" do padrão da maioria dos jogadores, isso se da devido ao mesmo escolher classe, facção e até mesmo builds e equips, devido a sua "historia" (do char), por isso esse tipo de jogador acaba por ser PvP e PvE mas sem grandes influencia nos números, pois eles podem estar em ambas as facções "jogando" tramas diferentes (que é a base do RPG)

Jogadores desse estilo costumam a ter uma infinidade de informações sobre a lore e escolherem seus lados "preferenciais" de acordo com o seu humor ou a criatividade de quem esta "criando a historia à ser jogada". Por isso jogadores RP jogam tanto como ally tanto quanto horda, geralmente na mesma proporção, podendo assim manter até mesmo o controle sobre os "inimigos da historia jogo de RP".

Conhecimento do jogador enquanto a lore

Apesar de não parecer isso influencia muito na escolha da facção. Há quatro tipos de jogadores nesse aspecto:
  • Desinformados e descompromissados;
  • Desinformados;
  • Informados;
  • Informados apaixonados;

Desinformados e descompromissados

Pode parecer estranho isso, mas antes de falar sobre esse tipo de jogador tenho que esclarecer uma coisa... deter a informação errada ou pensar que esta bem informado baseado em "boatos e especulações" não é estar informado, e sim estar desinformado.

Ok, depois dessa breve explicação vamos ao que interessa. Jogadores desinformados e descompromissados são aqueles que pensam que sabem algo sobre o jogo ou que além de não saber nada sobre o jogo pouco se importam em sabe-lo.

Normalmente jogadores assim são aqueles que quando migram vem puramente pela informação de um terceiro (normalmente um "colega" e não um "amigo"), vem experimentam o jogo, e se ficam jogando acabam escolhendo uma facção devido ao seu gosto "visual". Se for seguir o esquema "ally" = "bonzinho" e horda = "malzinho", podemos concluir que uma pessoa que vai jogar pela primeira vez se for um garoto, ele tem mais chances de fazer um horda (poxa até mesmo eu que sou ally acho as raças da horda styles, com exceção dos BE) e se for uma garota, ela tem mais chances de fazer uma ally, pois garotas tendem a jogar mais influenciadas pela aparência do os garotos e como as skins da ally são mais "bonitinhas" dai já viu né.

Mesmo depois do inicio, mesmo depois de ouvirem bla-bla-bla no chat, depois de morrer/matar inimigos e depois de (em teoria) terem contato com a historia do jogo, normalmente eles não se importam com nada a não ser a mecânica do jogo, e acabam por ficar na facção inicialmente escolhida.


Desinformados

Jogadores desinformados são aqueles que pensam que sabem algo sobre o jogo ou que realmente não sabem algo sobre o jogo. Normalmente jogadores assim são aqueles que quando migram vem através de uma indicação de um terceiro (mais "chegado" ou não), vem experimentam o jogo, e se ficam jogando acabam escolhendo uma facção devido ao seu gosto "visual" + sua informação previa da facção.

Para esse tipo de jogador o esquema "ally" = "bonzinho" e horda = "malzinho", não cola muito, mas certamente ele deve ter ouvido que horda era escrava da ally e a ally é grande a grande filha da puta da historia, isso devido ao war 3 onde a ally realmente era a grande filha da puta da historia. Com isso a Horda ganha adeptos mal informados (pois poucos sabem que toda a confusão se inicio em Draenor onde os Orcs (primeira raça da horda) foram corrompidos pelo Seargeras e invadiram o mundo humano (Dai vem o termo "Horda" que significa "invasor"). Conseqüentemente a ally ganha alguns players que querem se acharem os "maus", mesmo que dessa vez eles seriam vistos como "politicamente incorretos" e completamente "imorais" (pois escravizar e saquear não é algo bem visto atualmente).

Desta forma estes jogadores quando descobrem a historia por traz do jogo em si já estão praticamente no nível máximo, já fizeram um bom grupo de amigos e dificilmente vai abandonar tudo que conquistou, trocando de facção, apenas pela falta de informação que ele tinha no inicio do jogo.


Informados

Jogadores informados costumam a ser aqueles que já detém algum conhecimento sobre o jogo ou a sua lore, acabam por escolherem uma raça/facção devido ao tipo de jogador que ele é ou onde se encontram seus amigos. Quando são novatos, eles costumam a realizar uma pesquisa minuciosa sobre o jogo e a lore antes de escolher algo para testar.

Nesses casos, o jogador novato, costuma a escolher primeiro e testar depois, nessa situação dependendo do tipo do jogado que ele é ou que pretende ser, ao testar ele ira se identificar ou não com uma facção, raça ou classe. Como jogadores assim são a minoria e os que fazem isso tendem a ir para o tipo de jogo RP. Esses jogadores nada mais são que o "esqueleto" da facção eles sempre vão existir mas no fim raramente farão a diferença numericamente.


Informados apaixonados

Jogadores informados apaixonados costumam a ser aqueles que já detém algum conhecimento sobre o jogo ou a sua lore, acabam por escolherem uma raça/facção devido a sua experiencia com o jogo ou onde se encontram seus amigos. Quando são novatos, eles costumam a realizar uma pesquisa minuciosa sobre o jogo e a lore antes de escolher algo para começar.

Nesses casos, o jogador novato, costuma a escolher definitivamente sua facção logo de cara, e munidos de grande informação jogam com a paixão e os idéias de sua facção, costumam a ser muito interessantes conversarem com jogadores assim. Jogadores apaixonados são a minoria e os que fazem isso tendem a ir para o tipo de jogo RP. Mesmo em maior numero que os informados (pois o estado "apaixonado" é uma conseqüência da informação e tempo de jogo), esses jogadores nada mais são que o "esqueleto" da facção eles sempre vão existir mas no fim raramente farão a diferença numericamente.

Porém, normalmente é esse tipo de jogador que vai a fóruns reclamar/defender atitudes de suas facções com argumentos convincentes... basicamente esses sim são os jogadores que são conscientes de tudo que o envolve em um MMO (e que para mim deveria ser um exemplo a ser seguido para todos os outros que jogam pensando que, "não ha diversão maior do que estragar a diversão dos outros").


Experiencia do Jogador

Aqui não muitas divisões é basicamente as duas conhecidas, mais a que muitos amam chamar os inimigos depois de serem sumariamente espancados:
  • Noobs;
  • Inexperientes;
  • Experientes;

Noobs


O que dizer sobre esses jogadores que saem por ai escrevendo tudo errado, chamando todos de noobs, roubando equips, causando a morte de todo grupo, fazendo perguntas cretinas (ex: "como eu distribuo meus talentos?" ou mesmo "como eu falo nesse chat verdinho?") e ainda reclamando que o erro não foi dele (alguem citou "Lerroy em BWL" ai??).

Bom basicamente todos nos já fomos noobs um dia, então o melhor a se fazer quando encontrar um é ser paciente, e procurar "instruir" o pobrezinho, pois o "Noob de hoje é o Pró de amanhã". Porém a questão aqui é: Como um noob escolhe sua classe/facção/raça??? Nesse sentido, é fácil responder, ele escolhe devido ao seu objetivo e informação pessoal sobre o jogo (volto a dizer... está aqui um dos grandes motivos de existirem tantos Warriors medíocres), aqui podemos usar o esquema "ally = bonitinho+bonzinho" e "horda = monstro+mau" ou (eu disse OU, pois existem noobs informados) o tipo do jogador em si e seu objetivo como jogador.

Em qualquer situação vale dizer que sempre haverão noobs de ambos os lados, e que certamente o lado mais "fácil" irá se sair melhor em mante-los jogando e futuramente ter um grande aliado/companheiro de batalha (PvE/PvP) no jogo. Tendo em vista que inicialmente quando não se tem muitos amigos no jogo, upar pelo lado da horda é mais "simples", é fácil de concluir onde os novatos irão se adaptar com maior facilidade.


Inexperientes

Bom, esse tipo de jogador costumam a já ter mais ou menos em mente o que pretendem seguir (RP, PvP, PvE ou Casual), podem estarem informados sobre a lore mas ainda não possuem toda aquela experiencia requerida para ter sucesso nos mais variados desafios que o jogo oferece.

Normalmente jogadores assim costumam a ter pelo menos 3 meses de jogo, já conhecem uma galera e raramente mudarão de facção sozinhos. Ou seja, basicamente ele ira agir de acordo com o que ele acha correto e divertido, mas raramente serão admirados, seguidos ou até tomados como um bom exemplo. Por exemplo: Ha grandes Tanks que são terríveis DPSs, ou terríveis DPSs que são excelentes Healers, assim como ha aqueles mestres de PvP que jamais fizeram Camp Corpse em alguem e ha aqueles jogadores de mediocres de PvP que, por terem uma extrema vantagem sobre alguem acabam por disponibilizar 90% do seu tempo de jogo estragando o jogo dos outros. Ser inexperiente é uma questão de experiencia de jogo e não de domínio de jogo como algumas pessoas podem achar.

Normalmente jogadores inexperientes não agem de forma solitária, eles tendem a agir conforme o grupo ou tomarem decisões democráticas, por isso uma mudança de facção normalmente é influenciada por terceiros e pode ocorrer devido a vários fatores, porém o mais corriqueiro é o descontentamento com a facção em algum aspecto.

Tendo em vista que a horda é maioria, jogadores PvP tendem a se frustrarem tanto, por sempre que se envolverem em um embate 1x1 em seguida se ver cercado por uns 5 hordas e ao pedir ajuda nenhum ou poucos allys aparecerem para ajudar, ou mesmo nas táticas de combate da ally, que com certa frequencia, são ignoradas pela maioria dos aliados, fato que acaba resultando em uma derrota dentro de BGs e mapas contestados. Já os jogadores PvE sentem pouca essa diferença, costumam a reclamar apenas quando são mortos em alguma capital de sua facção ou quando alguem matou o NPC envolvido em alguma quest sua (seja ele mob ou não), basicamente jogadores de PvE dificilmente se zangam ao ponto de mudarem de facção.

Sendo assim podemos perceber uma migração de maioria PvP, pois é mais fácil se aliar o inimigo do que resistir, lutar por qualidade e vencer quando o mais provável seria uma derrota (acreditem não digo isso em tom irônico, mesmo parecendo). Logo pode se perceber por que a horda tem tantos jogadores PvP.


Experientes

Bom, esse tipo de jogador costuma a já ser algo definido dentro do jogo (RP, PvP, PvE ou Casual), costumam a estarem informados sobre a lore e ainda possuem uma boa experiencia no jogo, tendo em vista que já realizaram vários “feitos”.

Normalmente jogadores assim costumam a ter mais de 1 ano de jogo, já conhecem uma galera e raramente mudarão de facção sozinhos. Ou seja, basicamente ele ira agir de acordo com o que ele acha correto e divertido, e podem acabar sendo admirados, seguidos ou até tomados como um bom exemplo.

Normalmente jogadores experientes não agem de forma solitária, eles tendem a agir conforme o grupo ou tomarem decisões democráticas, porém eles acabam por serem mais influentes na decisão final, pois jogadores deste tipo detêm, não muito raramente, certa situação de prestigio. Logo uma decisão de mudança de facção é algo que raramente afeta um jogador experiente, que quando vão fazê-lo preferem ir também para um realm novo evitando assim, enfrentar antigos amigos.

O mesmo aspecto que gera uma decisão de mudança é a mesma dos jogadores inexperientes, por tanto, é muito mais fácil ver uma migração de facção de um jogador PvP do que de um jogador PvE.

Sendo assim, mesmo entre os jogadores experientes, podemos perceber uma migração de maioria PvP, mesmo por motivos um pouco diferentes dos inexperientes ainda podem acontecer quando a decisão é tomada em grupo. Logo pode se perceber por que a horda tem tantos jogadores PvP.


Considerações finais e pessoais minhas

Com base nesses dados, informações e analises, é fácil perceber como brasileiro age, culturalmente somos "acomodados", e sempre preferimos dar o nosso "jeitinho" para resolver as coisas, tanto que por gosto, poucos permanecem nas suas facções, sempre é por algum motivo do cunho "lá é mais fácil" (prefere jogar sem grandes dificuldades para conseguir vencer) ou "aqui eu já conheço mais gente"(prefere seguir os amigos ou manter os costumes).

MMOs tem por característica, serem como um reflexo da "sociedade" que o joga, infelizmente diferente dos "gringos" (que tanto falamos mal) nós agimos e jogamos um jogo de "sociedade', pelo menos a grande maioria de nós através de algum comodismo.

Considerações sobre os jogadores e suas facções

  • Para PvP em servers com BR se você não é horda... se considere um "Herói" (pois lutar sempre em desvantagem e ter um "frag positivo" é algo digno de um super herói.
  • Para PvE em servers BR se você não é ally se considere um "Mito" (pois raidar com grande parte de allys frustrados (que foram para a horda) ou hordas desinformados e ainda vencer é algo que merece ser lembrado como um Mito).
  • Para Casual em servers BR se você não é horda se considere uma "Lenda" (pois andar por ai enfrentando 578943758943 hordas enquanto realiza archivements e ainda se manter na ally, você é uma "Lenda").
  • Para RP em server BR se considere um "Insano" (infelizmente, nossa cultura ainda estigmatiza d+ quem faz RP, tanto que jogadores assim não ficam em servers com maioria BR).

Basicamente é para todo servidor que seja "PvP", se for de maioria BR, jogar na Horda é "very easy", jogar na ally é "very hard" (upar com horda perto nesses servers é um saco, pois raramente o horda é gente fina). Para todo servidor que seja "Normal", jogar na horda no inicio é easy, mas depois fica hard e com a ally é o contrario, no inicio é hard mas depois fica easy (devido as expansões). Já para servidores de RP e PvPRP, bom não ha nenhum destes com maioria de BRs, jogar neles dever uma coisa completamente diferente e divertida, sem as pressões das guilda pseudo-profissionais e livre dos jogadores que adoram ficar matando low lvl em StV ou em qualquer mapa de leveling.

É isso ai pessoal... acho que depois disso não ha mais o que dizer, infelizmente a maioria do pessoal BR parece que tem uma preferencia em estragar o jogo dos outros, não se informar e ainda não ajudar em nada quando pressionados. Pelo menos para mim é o que parece.




PS: todas as informações apresentadas são casos gerais, e não TODOS os casos, logo não generalizei nada. Por isso peço para que também não generalizem as respostas.
PPS: Postado originalmente, por mim, no fórum da Aka Kiri.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante seu post, sou horda no servidor lordaerom, tenho alguns aspectos do jogador PVE, e informado apaixonado, porém no momento estou encontrando dificuldades para me situar na estoria do jogo, seu post foi de grande utilidade, se possivel gostaria de jogar com você, acho que seria mais divertido e interessante upar com um jogador brasileiro na horda, ainda não achei nenhum brasileiro lá, o que deixa mais dificil o contato com os outros jogadores,por isso faço quase tudo no wow sózinho, La meu nome Darthvadder e sou um Elf paladin level 22 no momento aparece pra gente jogar se possivel. Até

Kaell Poliseli disse...

No momento estou sem jogar... porém tenho planos de voltar dentro de 2 meses...

Qual servidor/reino vc esta jogando?

Postar um comentário