terça-feira, junho 22, 2010

Emulando jogos antigos!!

omo alguns sabem, quando mais novo eu tive um Sega Saturn, o console menosprezado da Sega. Ele era feito para otimizar os jogos com gráficos em 2d em uma era em que os gráficos 3d ganhavam a simpatia dos gamers, e por esse motivo acabou sendo deixado de lado por muito jogadores. Sua programação era em assembly era do seu principal rival era em C++, logo os programadores também preferiam lançar mais jogos para o PS1 e não para o Saturn. O que aconteceu foi obvio, o Saturn foi deixado para traz e acabou "morrendo". Outra coisa que me faz sempre lembrar do Saturn, era o seu controle (que alias ainda os tenho), pois eles são, simplesmente, os melhores controles para se jogar um game de luta feito até hoje. Tinha 6 botões na frente e 2 atrás, o que era perfeito para jogos da CAPCOM e da SNK.



Mas há um porém, os jogadores que se dizem "hardcore", "oldschool", etc, foram criados pelo console da Sony (que era um excelente console), mas pela sony privilegiar os jogos em 3d acabaram não "aproveitando" o que tinha de bom no seu rival, o Saturn.

Hoje em dia é fácil ver qual console é mais cultuado entre os gamers que emulam jogos antigos e preferem jogos de plataforma... o Saturn nesse ponto destrói o PS1 hoje em dia, pois os jogos em 3d recebem remakes que acabam por deixar os clássicos do PS1 fora do "esquema", ao mesmo tempo que os jogos de plataforma continuam em alta, ainda mais com a nova moda, que é refazer os clássicos antigos, como Mario, Sonic, Donkey Kong, Mega Man, etc, todos para o 2.5d (que é aquele esquema que usaram no novo Street Fighter, gráficos em 3d mas a jogabilidade toda em 2d).

Pensando em voltar aos velhos tempos, e como o canhão do meu console já foi para o espaço, resolvi baixar um emulador para ele (o velho de guerra SSF). Para minha surpresa, ele esta rodando PERFEITAMENTE 95% dos jogos que eu testei, some isso a um joystic USB e uma placa de vídeo com saída para TV... PRONTO, eu tenho novamente um Saturn.

Hehehe... porém é bem complicado emular os jogos do Saturn em um controle USB que usa o modelo do PS1 (e isso só reafirma como o controle clássico dele era melhor que o do PS1). Isso somado que o controle esta sem um botão (o meu R2 foi para o espaço) complicou ainda mais minha situação.

Juntando "a fome com a capacidade de cozinhar e os ingredientes disponíveis", pensei em fazer uma "adaptação técnica" e modificar um dos meus joystics do Saturn para USB. Possivelmente farei isso nas próximas semanas, só não farei isso agora pois vou entrar em semana de provas segunda que vem e essa semana tenho 87648736287463827 trabalhos para entregar.

De qualquer forma, assim que terminar minha coleção do Saturn (de jogos exclusivos e 2d) vou iniciar uma nova coleção do PS1 (de jogos exclusivos e 3d), e para isso vou comprar um joystic USB da sony mesmo, pois se eu não o fizer JAMAIS vou aprender onde ficam os botões de "formas" do "PSx", que diferente das concorrentes, deu formas aos botões e não letras ou números, e isso faz com que sua distribuição no design do controle seja completamente confusa e sem lógica (nunca soube porque o quadrado esta dum lado e o "X" do outro... para mim não faz sentido algum a disposição desses botões).

Até o presente momento eu tenho os jogos:
  • Albert Odyssey (RPG de estilo classico)
  • Bug! e Bug Too! (Plataforma com graficos em 3d)
  • Burning Rangers (Classico da Sonic Team, muitos pedem um remake ou continuação dele até hoje)
  • Castlevania - Symphony of the Night (RPG em plataforma)
  • Deep Fear (Survive Horror - tipo Resident Evil)
  • Die Hard Arcade (peguei para ver como é, e é bem ruinzinho)
  • Earthworm Jim 2 (CLASSICO ABSOLUTO em questão plataforma)
  • Guardian Heroes (RPG em plataforma, mas é tão bom que é o sonho de qualquer um que tenha jogado classicismos de arcade, como Capitão Comando e Cadilac Dinossauro)
  • Herc's Adventures (RPG de ação no estilo clássico, com uma característica quase unica, é possível jogar ele em 2 players)
  • Legend of Oasis (RPG de ação no estilo clássico, muito bom e ainda esta em PT-BR)
  • Magic Knight Rayearth (Outro RPG de ação no estilo clássico, e conta fielmente a historia da primeira temporada do anime que tem o mesmo nome)
  • Nights into dreams (Ação/Aventura da Sonic Team, é muito bom, pena que é um pouco curto)
  • Panzer Dragoon - Panzer Dragoon 2 Zwei (Shotters, clássicos absolutos da SEGA, já estou baixando o terceiro que é um RPG lendario, dito como o melhor RPG que saiu para o console e comparado com o FF7)
  • Princess Crown (RPG em plataforma, muito bom, a unica pena é que esta completamente em japonês)
  • Shining Wisdom (RPG de ação no estilo classico)
  • Shinobi Legions (Ação/Aventura em 2d, remake de um jogo do Mega de mesmo nome)
  • Silhouette Mirage (Ação/Aventura em 2d muito legal, tem um sistema de "yin-yang" muito massa)
  • Sonic 3D Blast (Jogo do Sonic... sem mais... sempre fui fã dele)
  • Super Puzzle Fighter II Turbo (Tetris da Capcom... super divertido)
  • Three Dirty Dwarves (Ação/Luta 2d acho que é o o jogo mais "sádico" do saturn... muito, muito, muito BOM)

Em breve farei outros posts falando dos jogos e de como ficou a minha "adaptação técnica", isso sem contar que aceito sugestões de outros jogos para o PS1 e o Saturn (e futuramente outros consoles).

Nenhum comentário:

Postar um comentário