quarta-feira, julho 21, 2010

Tocar Bateria x Agressão Doméstica

O que incomoda mais os vizinhos... tocar bateria de madrugada ou bater em uma mulher de madrugada?

Essa é a questão levantada pela POWA (People Opposing Women Abuse), uma instituição sul-africana de combate ao abuso contra mulher. Por isso esta organização patrocinou um curioso experimento. Contratou um ator para tocar bateria à noite como se fosse morador de uma casa em um bairro de Joanesburgo. Em outras noites o mesmo ator, na mesma casa e bairro, coloca o som que simula uma briga entre casais que sugere sérias agressões contra a esposa.

Segue o vídeo que resultou o experimento:


Francamente... isto esta, ao meu ver, no "comodismo moderno", é muito facil ir reclamar de alguem quando este esta calmo e pacifico... mas quando a pessoa perde o controle e começa a ferir outras NINGUÉM aparece. Todos esperam que as autoridades façam algo, e ficam de braço cruzado, com medo de confrontar alguem que esta descontrolado.

Feliz ou infelizmente eu não partilho dessa filosofia, alguns amigos me chamam de louco, mas eu NUNCA consegui ficar olhando, ouvindo, presenciando algo desta natureza e fiquei apenas de braços cruzados. Acho que isso se deve ao tipo de influencias que eu tive, que depois de uma certa idade deixei de me conformar (como 99% das pessoas) e passei a viver de "forma a fazer a diferença". Talvez seja por isso que vira e mexe eu me envolvo em alguma "confusão" social/domestica/cultural.


Certa vez enquanto estudava filosofia para poder criar as "culturas" do meu cenário de RPG, li uma frase que me fez acreditar ainda mais na capacidade da "recuperação" da cultura contemporânea:


Para que o mal vença, basta que os bons não façam nada”.
Edmund Burke

Realmente gostaria que outras pessoas não só compartilhassem desta filosofia, mas sim a seguisse como poucos fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário