sábado, agosto 06, 2011

Warcraft no Brasil - Realms PvE x PvP

Bom, muitos já devem saber que a Blizzard anunciou oficialmente a vinda do WoW para o Brasil, e com isso a disponibilidade de uma versão do jogo completamente traduzida (incluindo dublagens) e realms destinados para o publico brasileiro.

Os realms previstos para estarem disponíveis, são pelo menos dois, um PvP (Player vs Player) e outro PvE (Player vs Enviroment). Sabendo disso e com meu TCC cada vez mais próximo do fim, pretendo retornar ao WoW junto com o lançamento nacional, mas pretendo sair dos realms PvPs e ir para um PvE (a Blizzard vai disponibilizar a migração gratuita no lançamento). O motivo disso, é que eu não quero ter que ficar "lutando" para jogar e sim jogar "lutando".

Um servidor PvP tem um funcionamento bem simples, jogador da facção inimiga aparece, vc pode atacar ele e vice versa, salve os casos em que você esta na sua terra natal, que nessa situação o inimigo só pode atacar você se você o fizer primeiro. Fora isso em mapas contestados (90% de todo o resto do jogo) vc pode ser atacado a qualquer momento por um personagem de lvl estupidamente maior e ter que ficar esperando alguém vir te salvar ou que o babaca que não tem mais o que fazer parar de atrapalhar sua diversão.

Servers PvP são legais, mas você precisa ser uma pessoa completamente hardcore para conseguir jogar neles, ainda mais se você for da Alliance (que é o meu caso). Em servers PvP, a taxa de horda por ally chega a beirar incríveis 4 hordas para cada 1 ally, logo inviável atualmente para mim.

Pensando em ir para um realm PvE, eu fui ver como eles funcionavam, desta forma percebi o quão errado eu estava sobre os realms... eu pensava assim antes de conhecer de verdade os dois tipos de realms:
  • Pensamento Realm PvP = PvP all time, as duas facções se pegando sempre e diversão garantida ao caçar os inimigos nos mapas contestados.
  • Pensamento Realm PvE = PvP só quando o inimigo liga a flag de PvP, fora isso vcoê vai jogar um ragnarok mais bonito.
Mas eu não estava levando em consideração a realidade dos realms:
  • Realidade Realm PvP = 90% das vezes que você tem PvP, é enfrentando inimigos nível caveira (10 lvls ou mais de diferença) logo você praticamente não tem chances, os 10% que sobram é quando você chega no nível máximo, nesta situação raramente você é perturbado, e tem que ficar invadindo cidades para arrumar o que fazer (se for ally), ou ficar nos mapas contestados caçando inimigos mais fracos e rezando pra alguém forte aparecer (se for ally ou horda). 
  • Realidade Realm PvE = Paz, quando você esta upando e encontra um inimigo ele não pode te atacar se você estiver com a flag de PvP desligada e vice versa, porém isso não é "all time". As flags de PvP funcionam de modo a fazer com que haja PvP quando necessário e que não haja PvP quando você não quer. As flags funcionam assim, elas ficam desligadas o tempo todo e só ligam em duas situações:
    1. Você usa o comando de "pvp on".
    2. Você se aproxima de QUALQUER npc da facção inimiga.
Assim se tentar entrar em um local da facção inimiga você automaticamente entra em PvP e da a todos os inimigos a possibilidade de te atacar primeiro. Normalmente isso te obriga a tomar cuidado quando for fazer algo, pois pisar em território inimigo em realm PvE é bem mais perigoso que em um realm PvP.
E quando você quiser chamar alguém que também queira PvP basta ligar a flag e sair passeando por ai, não demora muito para você conseguir alguém do seu nível para ficar se matando.

Para mim a realidade dos realms PvEs mostraram que esse tempo todo o jogo que eu buscava estava lá e não nos ralms PvPs, onde além da disparidade você fica frustrado por não conseguir jogar certos dias, simplesmente por que alguém dentro do jogo não deixa você em paz.

Experimentar um server PvE fez com que meu preconceito com estes realms se transformasse em paixão, pois apenas neles o verdadeiro WoW acontece. Diferente dos desavisados que pensam que o jogo se resume apenas e somente no "ally x horda", no server PvE você pode aproveitar os mapas, as profissões, o pvp as dungeons e tudo mais de uma forma mais plena, pois você pode escolher literalmente o que fazer e não ser forçado a fazer o que a maioria quer ( o que se tratando de um jogo pago, faz toda a diferença).

Depois disso estou me preparando para levar mais chars para o realm PvE brasileiro, e uma vez lá vou pode jogar WoW sem passar raiva ou perder meu tempo esperando a boa vontade de alguém ajudar ou deixar de atrapalhar minha diversão.

Isso sem contar alguns aspectos do World PvP do server PvE que me deixaram impressionados. Num server  PvP quando a horda invade alguma cidade da alliance alguns poucos ficam gritando ajuda no chat, enquanto 90% da cidade fica parada na AH ou no Banco, e só decidem ajudar depois da horda matar o rei, e ir ao banco matar os NPCs e eles. Já num server PvE basta alguem gritar "horde" que o montinho ta feito, e o cara vai pro saco, assim como as invasões os pedidos não são de ajuda e sim de "onde eles estão?", pois os jogadores de realms PvE tem muito mais características de bons jogadores de PvP do que os próprios jogadores de realms PvP. Mas depois eu faço um post falando das diferenças entre esses tipos de jogadores, com a vinda do WoW para cá vou ter como de fato "esquadrinhar" isto, como já fiz anteriormente em um post de 2009.

Então se você nunca esteve em um realm PvE e fica de mimimi em realm PvP experimente os dois antes de criticar eles, eu mesmo já fiz isso e hoje estou aqui postando pois quebrei minha cara ao descobrir que o verdadeiro WoW estava nos realms PvE's o tempo todo que fiquei jogando nos realms PvP's.

12 comentários:

Anônimo disse...

hahahaha vai fugir do pvp pq num guenta chora intao aew pq kuando abri o pvp aki eu vou paçar dias matando os lowzin em stv

vai ser bom d mais ahahuaiiuahhahahah

Anônimo disse...

pq vc nao passa alguns dias estudando pra nao escrever "paçar" =)

Anônimo disse...

brother, na minha opniao nao existe isso que vc está falando.
o game rola de acordo com a vontade de cada player, da mesma maneira q sua opniao pende para o lado pve a opniao de muitos outros, se nao a maioria, pende para o pvp. nao existe isso do verdadeiro wow ser em pve, cada um joga o que acha mais legal, eu mesmo tenho char em ambos os estilos de server e nunca tive problemas.

pra resumir o cenário pve eh mais amigável para noobs e players sem espirito hardcore enquanto o pvp eh um cenario com interação social mais intensa e nível de jogo mais elevado.

Kaell Poliseli disse...

Concordo... mas é que como eu jogo a tempo demais (desde a versão 1.0.8), e tenho disponíveis no máximo 3 horas de jogo por dia... para mim, não rola mais...

Porém quem joga em server PvP esculacha quem joga em PvE, o contrario não acontece.

Outra coisa é que muita gente resume o jogo em um puro ally x horda, e isso "nunca será".

Agora sobre minha visão... é mesmo mais puxada para o PvE pois na verdade eu gostaria de jogar em server de RP (conheço Wacraft desde o Warcraft 2), mas como as chances de isso acontecer aqui são remotas, o esquema é ir para o PvE mesmo.

Anônimo disse...

Eu particularmente prefiro server pvp pq vc pode ou não atacar a facção rival. O que faz o jogo ficar chato ou dificil de seguir em frente é a atitude dos jogadores. Enfrentar jogadores do mesmo lvl ki vc eh uma boa, mas eu particularmente não vejo graça em ficar matando low lvl. Não há competição nisso.
Uma coisa que discordo de vc é sobre jogadores de realm PvE serem melhores em PvP que jogadores de server PvP. Se estiver falando de BG, talvez sejam mais unidos pra cumprir os objetivos sim, mas no simples Player vs Player eu n concordo. Jogador de server PvP evolui aprendendo a sobreviver e portanto suas skills de PvP tendem a ser maiores.

Kaell Poliseli disse...

Desculpe se eu dei a entender que os jogadores de PvE são melhores, quando eu disse sobre invasões eu estava falando justamente no quesito União mesmo, não tem como comparar um jogador PvE com um de PvP no quesito habilidade, pois PvP exige muito mais que PvE...

...eu mesmo sou um jogador de realm PvP (ex-Warsong e em breve ex-Ragnaros), e sei como em server PvP é praticamente cada um por si e Deus por todos.

tonny disse...

Nada melhor do que vc esta minerando tranquilamente e do nada vem aquele rogue sacana ou inimigo vindo do céu, ae sim vc mostrara suas verdadeiras habilidades no pvp vencer o ataque surpresa do inimigo e uma das melhores partes do pvp, lidar com o imprevisto e usar o improviso. Pvp e para poucos Pve e para muitos :}

Anônimo disse...

Comecei a jogar num server PvE esses dias e odiei.

Pra mim nada ganha daquela emoção de poder sempre ser gankeado. Upei em server PvP desde o patch 1.4 do Vanilla e adorava principalmente pq naquela época realmente tinha world PvP, tinha lutas injustas e tudo mais. Isso sempre me divertiu.
Estou só jogando na conta trial agora, mas se voltasse a jogar Wow de verdade, eu jamais iria pra um server PvE, é muito sem graça...

Anônimo disse...

Eu discordo de muita coisa que você falou, é opinião eu sei mas não muda. Eu joguei em server PvE e PvP e falo sem medo que serve PvE é horrível, PvP tem tudo o que o PvE tem e mais.

ps: Eu posso jogar 3h na segunda/quarta/quinta e só e não vejo problemas em jogar, na minha opinião o fato de muitos escolherem PvE é por falta de skill PvP.


Abraços ;)

Anônimo disse...

PVE E PRA CARA CHORAO....

Anônimo disse...

pvp rulez, não tem coisa melhor do que ver um rogue ficando invisível, usar ice trap e minerar e esperar o peixe cair na isca ^^

Renata Fachin disse...

Eu não tenho paciência pra server PVP tb não... Não tenho skill PVP e nem tenho interesse em ter pq simplesmente não gosto de atacar outros players. Eu tenho pouco tempo para jogar então prefiro ter paz para jogar da maneira que me agrada sem interrupções. Não podemos dizer q um tipo é um melhor que o outro, eu acho que é uma questão de perfil mesmo. Para quem gosta de gank o server PVE deve ser bem chatinho mesmo, mas para mim que gosto de upar char, fazer achievs e upar profissão e farmar muito, o server PVE é bem mais adequado... =)
Te vejo no server PVE, Tiu!

Postar um comentário