domingo, abril 11, 2010

O Sistema Binário do Sol e Nêmesis!?

Alguém ai entende bem de astronomia?
Sabe o que é um sistema estrelar binário?
Pois bem... hoje desbravando as novas fronteiras da rede de pescador da galáxia azul de Nero (vulgo: internet), esbarrei num link que falava algo a respeito do nosso sistema solar fazer parte de um sistema binário.

Para quem não sabe o que é um sistema binario, nada mais é do que duas estrelas orbitando um centro comum de Massa... humm... acho que é melhor ilustrar isso:

Um esquema físico-matemático seria +- assim:


Já se tratando de algo visual seria +- assim:


Ok ok... acho que agora podemos prosseguir...

O que os cientistas sabem e concluem sobre esse tipo de sistema estrelar?

  • Há mais chances de conter "vida";
  • As estrelas do sistema não colidem.
  • Normalmente são compostos por uma estrela comum mais brilhante (chamada de primaria) e uma anã (chamada de secundaria).

Até ai tudo bem... muito interessante, muito bonito, muito explicativo... mas e seu eu dissesse que somente agora os astrônomos começam a ter provas de que o nosso Sol faz parte de um sistema binário? E que nesse caso a outra estrela responderia muitas perguntas sobre de onde vem certos objetos que "rasparam" e já acertaram nosso planeta em outras épocas? E que essa estrela é a culpada por "arremessar" corpos contra o nosso Sol e conseqüentemente as vezes nos acertar?,

Vocês poderiam dizer: "bom faz sentido e tudo mais... se realmente estamos num sistema binário isso é plausível".

Agora se eu lhes dissesse que tudo isso era sabido por civilizações extintas a milhares de anos (como os Sumerios) e que eles chamavam nossa estrela secundaria de Nêmesis a estrela da morte, pois cada vez que ela se aproxima da terra a vida por aqui quase "some".

Certamente faria muitos pensarem duas vezes e dizer que isso é impossível e bla bla bla.

Pois bem, o que acontece é o seguinte:

Astrônomos do Instituto de Pesquisas Astronomicas BRI (Binary Research Institute) e da Universidade de Berkeley afirmam ter encontrado fortes motivos para supor que nosso Sol, na verdade, faz parte de um Sistema Binário de estrelas – duas estrelas orbitando um centro comum de Massa. 
As evidências surgiram da análise da órbita incomumente alongada (período orbital de 12.000 anos terrestres) do recém descoberto “planetóide” Sedna, que se coaduna com simulações que envolvem uma possível companheira de nosso Sol. 
Isso faz ressurgir as idéias do físico também de Berkeley, Richard Muller (que participa desse trabalho), sobre essa possível companheira, nomeada por ele de Nêmesis (a deusa grega do justo castigo) e que de tempos em tempos provocaria grandes catástrofes na Terra, sendo responsável por episódios regulares de extinções em massa, o que ocorreria a cada 62 milhões de anos. 
Muller fez essa sugestão no início da década de oitenta, na esteira de trabalhos que as grandes extinções em massa na Terra mostravam uma periodicidade evidente. 
Muller chega a afirmar que se trata de uma Anã Vermelha, distando de nós entre 1,0 e 3,0 anos luz. 
A idéia de Muller é de que tal estrela, em determinadas configurações com nosso Sol, provocaria distúrbios na Nuvem de Oort, lançando uma chuva de objetos sobre os outros planetas do Sistema, Terra inclusa. 
Fonte: Space Daily

Note que a fonte não é um site "random", alias... essa noticia inclusive saiu na G1-Brasil (é a noticia sobre o sistema binário e não da estrela da morte, que é na verdade uma lua de Saturno), e explica muita coisa sobre a atual "descoberta".

E isso me remete ao que é sabido das civilizações antigas... Egípcio, Grego, Sumerio, Maia... todas acreditavam no "planeta vermelho", "planeta-x", "hercolobus"... até mesmo Chico Xavier disse que existia um "planeta chupão" (não boto muita fé nesse cara... mas sei lá), começo a desconfiar se o "inferno" do cristianismo não estaria envolvido (afinal são todas interpretações de um assunto parecido). Isso é bem estranho dado a data mais estranha ainda que esta por vir (os mitos e lendas de 2012)...

Seja lá como for... deem uma olhada no esquema construído pelos astrônomos do nosso sistema binário:


Se isso realmente for comprovado... começo a pensar se realmente deveria ter dado mais atenção aos livros de historia antiga e suas lendas, quem sabe não há um fundo de verdade em tudo aquilo.

Um comentário:

Matheus disse...

Acho que um Sistema estelar binário (ou estrelas Gêmeas) não seria confundido. Se realmente existir, só não o soubemos ainda porque a outra estrela está muito longe, e irá demorar muuuito tempo para que elas se aproximem significativamente. (É só uma opinião de um amador)

Postar um comentário