domingo, abril 11, 2010

Ps3 e a queda da Sony!

Como muitos devem saber ter um Ps3 hoje em dia é algo comparável a um martírio. Digo isso devido ao anterior sucesso da Sony em produzir bons consoles. o Ps1 foi um grande sucesso, desbancando os rivais tranqüilamente (Saturn e Nintendo 64). Não demorou muito e a Sega mostrou algo que poderia destruir o império da Sony, que era o Sega Dreamcast, tinha tudo para dar certo... na verdade até hoje quem o tem não se desfaz dele pois como ele roda emuladores, é como ter vários consoles clássicos em um. Porém a Sony nesse ponto de "semi-crise" deu um enorme passo, ela projetou e criou o que para mim é o console de maior sucesso da historia, o Ps2.

O Ps2 tinha tudo que o Dreamcast tinha e ainda mais... pois além de ser um DvD player com um excelente leitor (que raramente trava ou lia errado os filmes), ele tinha melhores gráficos, opção para jogos em rede e ainda era compatível com os jogos do Ps1, o que tornava ele uma aquisição quase que obrigatória para quem tinha o Ps1). Não foi à-toa que mesmo com a reação da Nintendo criando o Game Cube, o Ps2 dominou o mercado de  uma forma nunca vista antes.

Nessa época a Sega foi atingida "mortalmente" com a queda nas vendas do Dreamcast e acabou por sair do mercado, sendo então comprada pela Microsoft, que usou toda a sua experiência para criar um console tão bom quanto o da Sony. Foi então que a Sony teve o primeiro "esboço" de real concorrente. A Microsoft trouxe ao mercado seu X-Box com as mesmas funções que o Ps2 tinha, e ainda com a opção de conectar o console ao seu PC. Mesmo com tudo isso, o console da MS ainda tinha muito o que crescer, e isso incluía sua gama de jogos e melhorar seu joystic, que era parecido com o do Saturn (que na minha opinião é o melhor joystic de todos), mas era confuso e ruim de segurar.



Os anos se passaram e muita gente especulou que a próxima empresa tradicional a deixar o mercado seria a Nintendo, pois o seu Game Cube mal consegui respirar diante dos concorrentes, ela se apoiou em "refazer" grandes sucessos e isso fez com que ela se mantivesse no mercado (e graças a isso temos os últimos bons jogos de Resident Evil).

Então algo aconteceu... ou melhor estava para acontecer... a Sony dominava o mercado e com méritos... a Microsoft ainda aprendia como lhe dar com esse novo mercado... já a Nintendo que não é boba e nem nada, pagava as suas contas e iniciava um projeto que ia mudar tudo. Ela foi a primeira a apresentar o projeto de seu novo console, o Nintendo Wii, que era um console que iria explorar um tipo de jogabilidade que até então nunca foi tão bem explorada ou nunca teve ferramentas para tal, que seriam os movimentos reais do jogador. Logo depois disso a Microsoft não demorou a apresentar seu projeto do X-360 e a Seny não decepcionava com seu Ps3.

Nesse momento todas prometiam muito... a Nintendo e a Microsoft foram as primeiras a lançar no mercado seus novos consoles. Nesse momento começou tudo... era visível que o Wii tinha menos potência gráfica que o X-360, mas a diferença de preço entre os dois era imensa... o preço de 1 X-360 equivaliam a cerca de 2 Wii, logo ter um Wii era "financeiramente" mais confortável, mas não era "visualmente" melhor. Em pouco tempo houve um BOOM... o Wii tinha disparado nas vendas e atingido 10 milhões de unidades vendidas... esse numero era bem impressionante e foi +- nessa época que a Sony estava lançando o Ps3 e apostando horrores na sua nova mídia óptica o Blue-Ray (que para mim foi um grande tiro no pé... mas esse assunto fica para outro post).

No inicio tudo era flores... o Ps3 tinham gráficos ou melhores ou equivalentes aos do X-360, porém o seu preço era superior... enquanto o Wii continuava (e continua ainda) a vender horrores por atingir todos os publicos e não só os jogadores, o X-360 mantinha um bom numero de vendas, que era quase estável, com pouco crescimento... o Ps3 prometia muito e teve um bom numero de vendas iniciais.

A Nintendo lançava um sucesso após o outro... com jogos para toda a familia, a Nintendo estava no topo novamente, a Microsoft estava dando um salto gigantesco com seus exclusivos e a Sony lançava um sucesso após o outro...Bom, foi ai que as coisas começaram a dar errado para a MS e a Sony... o X-360 tinha um grande problema de falhas, que fazia com que o console vira e mexe, desse algum defeito e fosse para a manutenção enquanto a Sony cometia erros em suas atualizações (gerando situações absurdas como um bug mundial que afetou 90% dos consoles fazendo com que o console não funcionasse mais por vários dias)... A MS assumiu a responsabilidade e cobriu boa parte dos custos das manutenções, a Nintendo teve um problema semelhante ao da Sony (em um período anterior), mas afetou poucos consoles e foi corrigido rapidamente... tanto que quando a Sony teve o seu "episódio" muitos imaginaram que eles resolveriam rapidamente como a Nintendo, mas isso não aconteceu.

Não contente com tudo isso... a pouco tempo a Microsoft afirmou ter o projeto do X-720 pronto e a Nintendo que estava com os bolsos cheios anunciaram que logo será lançado um novo console (N-Wii ou WiiHD), isso sem contar que a MS tem um trunfo grande nas mãos... o projeto Natal, que finalmente vai poder concorrer de frente com a Nintendo no mercado que ela dominou de forma tão absoluta... A Nintendo não ficou para traz e já lançou seu Motion Plus que faz com que a interação com os jogos seja ainda maior (isso sem contar o Fit que é o sonho de qualquer um que tenha namorada). Então qual foi a reação da Sony? Foi o lançamento do "Move", que não passa de uma copia mais cara do Wii-mote e ainda entra no mercado atrasado e já para enfrentar o Natal da MS (que pode ser uma pedra no sapato da Nintendo).

Acho que nesse ponto a Sony já se mostra em queda... o Ps3 Slim vende até bem... mas somando todos os Ps3 vendidos até hoje, não da nem 2/3 da quantidade de Wii vendida, os números de vendas do Ps3 estão lutando contra o X-360 (que é o que seria o obvio), mas ela parece não ter acompanhado as evoluções de suas rivais, que hoje estão já disponibilizando a utilização de jogos em drives USB (essa sim pra mim é a midia do futuro), o que os tornam MUITO BARATOS, enquanto um jogo do Ps3 continua custando horrores e como não á maneira de "destravar" o console, o Ps3 parece ter tido uma aceitação bem baixa pelo "povão" (que é quem faz a coisa acontecer mesmo).



Talvez a Sony acerte a mão num Ps4, pois o Move não vai salva-la... já li algumas reportagens mostrado as falhas do Ps3 com relação aos rivais e até mesmo com relação ao Ps2, que ainda hoje vende tão bem ou até mais, quanto seu sucessor. Outro erro ao meu ver foi a imposição da mídia do Blue-Ray e a pouca compatibilidade com os jogos do Ps2 e Ps1.

Com tudo isso espero que a Sony ainda tenha fôlego para aguentar as pancadas, pois o projeto Natal, da Microsotf, se mostra muito promissor... e a Nintendo já esta perto de lhe dar outro golpe forte lançando um console potente, só espero que não seja o de "misericórdia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário